Capítulo I - Voz & corpo
O alfabeto do corpo
Os estágios são estruturados de acordo com a metodologia a que Zygmunt Molik chamou Voice&Body, e me foi transmitida por Jorge Parente. No Voice&Body usamos um “alfabeto do corpo” criado por Zygmunt Molik, em que cada “letra” está ao serviço da voz. Cada uma dessas letras é uma ação-física e é o material de trabalho que prepara o corpo e a respiração para que a voz possa surgir. O participante começará por aprender o “alfabeto do corpo” e seguirá as seguintes etapas de trabalho:
- Aprendizagem do “alfabeto do corpo” para a mobilização do corpo
- Momento de pesquisa e exploração das letras do alfabeto do corpo em improvisação
- Harmonização e exploração do movimento com a respiração ao serviço da voz
- Trabalho a partir de textos e canções propostas pelos participantes
Fotografias de sessão de Voz&Corpo, Yousef Alhosam
Capítulo II - Molik_Parente
Voz & Corpo
Zygmunt Molik (1930-2010) foi uma das figuras centrais do Teatr Laboratorium de Jerzy Grotowski. Presente desde a fundação do icónico grupo, Zygmunt Molik foi o responsável pelo treino vocal. Após a dissolução do grupo, Molik prossegue um caminho pedagógico ligado à voz. O Voice&Body é, por tudo isso, uma extraordinária síntese de mais de 25 anos de experiência sobre o corpo e a voz humana, e um caminho aberto à continuidade da pesquisa.
“O problema das minhas oficinas é que não há ninguém para dar continuidade ao trabalho, com exceção de Jorge Parente, de Portugal, que mora em Paris. Ele será o meu sucessor, pois domina tudo com precisão. Ele conseguiu, tentou sozinho e deu certo. Está tudo bem. Então ‘nomo nis moriar’ Não morrerei totalmente. Deixarei um sucessor.” Zygmunt Molik
Jorge Parente, nascido em Portugal em 1963 e residente em França desde 1971, assume em 2011 o legado de Molik e passa a dedicar-se à transmissão do Voice&Body. Ele esteve 18 anos perto do mestre, primeiro enquanto aluno e depois como seu assistente. Antes de ter assumido a continuidade do ensinamento do Voice&Body, Jorge Parente já contava com uma vasta experiência enquanto ator de teatro e cinema, e também como encenador. O seu conhecimento nas artes dramáticas e os anos de proximidade com o mestre, fazem dele um pedagogo com um profundo conhecimento técnico e humano.
O meu primeiro estágio de Voice&Body foi em 2014: um encontro marcante e decisivo. O método e a postura pedagógica de Jorge Parente causaram-me uma forte impressão. Ainda hoje, continuo admirativo da forma como o método e Jorge, funcionam harmoniosamente para conciliarem rigor e tolerância, precisão e amplitude. Nessa conciliação está a direção a que Jorge Parente nos convida a tomar: a escuta. «Como um caçador, todo o corpo como um grande ouvido!»
Contacto
Design by @pcotza